No futebol, a probabilidade de que algo que tu planejou dê certo é infinitamente maior se tu fizer exatamente como o planejado. Mas algumas vezes, do nada, tudo começa a desmoronar... Aí a situação fica trágica. Acompanhe a historinha...
Tu é um jogador de futebol. Tu joga na seleção do teu país. Não é um país de tradição nesse esporte. Tem por história não possuir grandes conquistas. Tu treina quatro anos pra ir pra Copa do Mundo no continente que tu tem como casa. Tu é muito importante no teu time. Tu joga a vida ali.
Inicia a Copa do Mundo. O mundo inteiro em festa. Os olhos de todos virados pra ti. Tu só tem que seguir o script. Ou tentar seguir... Por não ter tradição expressiva no futebol, teu time tem que lutar com outros times que têm tanta vontade quanto a tua de vencer. Não há favoritos no teu grupo. É só jogar com consciência.
Começa o jogo contra teu adversário direto. Quem vencer tem grandes possibilidades de avançar pra próxima fase. A partida tá na metade. Teu time tá ganhando, mas o jogo é muito igual. Tudo pode acontecer, mas tu tá na vantagem. Por algum motivo alheio ao do esporte, tu se zanga com o jogador adversário.
E agora?
Opção A: Reclama com o juiz e arrisca tomar advertência ou até cartão amarelo por reclamação.
Opção B: Tu tira satisfação com o adversário. Empurra o cara, e é separado pelos demais jogadores. Ambos recebem cartão amarelo e uma baita bronca.
Opção C: Tu f*** geral. Praticamente acaba com o jogo, e com a confiança que o treinador deposita em ti. Essa é a mais comum.
É, a última opção foi a escolhida do nigeriano Kaita. O cara conseguiu fazer o improvável. Os dois tavam fora do campo, e do nada ele tentou dar um chute no outro sem motivo aparente. Não acerta, mas nessas condições a mera tentativa já configura uma agressão. A simulação é conseqüência, aí o árbitro puxou logo o vermelhinho. Fora, Kaita...
A Nigéria ganhava por 1x0. Depois disso a Grécia virou. Agora a Nigéria ficou quase sem possibilidades de classificação. Por ser expulso, Kaita pegou uma suspensão e não joga o próximo jogo. Assim, esse foi o último jogo dele na copa. Todo o planejamento foi por água abaixo. O sonho de quase 150 milhões de torcedores nigerianos se dissolveu numa atitude irracional de um único sujeito: Kaita.
Nem sempre as coisas acontecem como o planejado. Muitas vezes fogem do controle por circunstâncias alheias às nossas forças, mas outras tantas por culpa de pessoas como esse cara aí.
Hey, Kaita, quero ver tu explicar pra tua mãe isso, meu caro... hahaha.
É isso. Valeu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário